Introdução

A ópera "Tristão e Isolda", de Richard Wagner representa um marco na história da música, onde a expressão do sentimento de amor e seu universo alcançam uma dimensão sem igual. Cantar a Isolda ou ao menos o "Liebestod" já atraiu cantoras dos mais diferentes tipos de vozes. Talvez represente a figura da protagonista, aliada aos riscos e dificuldades que a partitura impõe, manifestadas nesta ária que fecha a ópera, um desafio irresistível a qualquer soprano (ou mezzo-soprano).

Com o passar dos anos, toda cantora que interpretou a Isolda procurou dar, à sua maneira, uma forma individual ao mistério da transfiguração na interpretação da ária Mild und Leise. Algumas com mais sucesso do que outras, mesmo levando em conta as diferenças de estilo e técnica de canto através das décadas. Poder explorar as diferentes facetas desta ária, avaliar como cada cantora expressou o mistério da "transfiguração por amor" e possibilitar uma comparação entre as diferentes interpretações desta ária é o que nos motivou a reunir todas as gravações do Liebestod que pudemos encontrar, desde os primórdios do período acústico até os dias de hoje - sejam elas retiradas de gravações integrais em estúdio ou ao vivo, gravadas em separado ou em concertos, oficiais ou piratas, advindas de cilíndros acústicos, discos de 78rpm, LPs, CDs, Vídeos ou DVDs.

Sendo assim, a parte mais importante deste Site se encontra dentro da rubrica "Isolde A-Z": ali apresentamos a nossa coleção segundo o nome da intérprete (em ordem alfabética), com uma curta biografia (infelizmente até o momento somente em alemão) sobre a cantora (caso exista!), uma lista das gravações que possuímos da mesma até o presente momento, comentários e uma galeria de fotos que podem ser "guardadas"; em alguns casos inserimos também a gravação da ária, que pode ser escutada pelo visitante.

Dentro da rubrica "Isolde sem Liebestod" apresentamos aquelas artistas das quais não possuímos uma gravação do Liebestod: neste grupo estão incluídas aquelas "históricas", que já foram um dia uma "grande" Isolda e que merecem ser lembradas (numa época onde ainda não haviam recursos que permitissem a gravação), aquelas que, mesmo já dentro do período acústico, deixaram talvez até gravações de trechos da ópera Tristão e Isolda, mas não o Liebestod (!?), e por último aquelas que interpretaram ou interpretam a Isolda nos tempos atuais, das quais não existem gravações oficiais, quiçá piratas (?!?).

O significado das estrelas é subjetivo, e representam:

- uma grande cantora, famosa principalmente pela interpretação da Isolda - artistas que identificamos com este papel (como por exemplo Kirsten Flagstad, Frida Leider).

- uma grande cantora , famosa também pela interpretação da Isolda (por exemplo Gabriele Schnaut, mais identificada com Brünnhilde), mas que podem vir ainda com o passar do tempo a se "impor-se" como tal.

Uma cantora sem a estrela significa que a mesma não intepretou este papel no palco (ou que não é do nosso conhecimento).

Embora o Liebestod seja o objeto principal da nossa coleção, não deixamos de apreciar a obra como um todo: dentro da rubrica "Tristan-Bank" listamos as gravações integrais que possuímos (e das quais extraímos o Liebestod e incluímos na rubrica "Isolde A-Z"). E como a ópera não é feita somente da Isolda, não teríamos como deixar de homenagear também os grandes intérpretes dos outros personagens da obra (tendo como referência uma ou outra ária mais importante), dando a eles uma rubrica própria: o Tristan ("Wo nun Tristan scheidet..."), a Brangäne ("Einsam wachend in der Nacht"), o rei Marke ("Tatest Du es wirklich...") ou o Kurwenal; o Melot, o Pastor (Hirte) o Marújo (Seemann) ou o Timoneiro (Steuermann) estão incluídos dentro da rubrica "Outros". Nestas rubricas estão listados tantos os intérpretes históricos quanto os atuais, com ou sem uma gravação da "ária-referência".

Afim de que esta página também sirva como objeto de pesquisa, procuramos listar dentro da rubrica "Elenco" todas as possíveis apresentações da ópera "Tristan und Isolde" apresentadas no mundo inteiro, bem como os respectivos cantores: este seria o nosso objetivo maior, e, para tanto precisamos de sua ajuda!! Para aqueles que querem compartilhar o nosso interesse de forma mais fundamentada, apresentamos na rubrica "Texto", com explicações e embasamentos que situam a obra em seu contexto histórico e dentro da evolução da música (em linguagem fácil e acessível), um apanhado geral em torno do "Fach" (divisão, ramo, categoria) das vozes sopranos, principalmente dos "Hochdramatisch-" sopranos ("altamente dramático"), categoria na qual a partitura da Isolda está situada. Literatura específica a respeito de Richard Wagner, sua música e obras, ópera e canto em geral, história da música entre tantos outros títulos existem às mancheias: dentro da rubrica "Bibliografia" apresentamos os livros que utilizamos como referência até aqui, sendo que grande parte deles fazem parte da nossa biblioteca particular. Neles encontramos a maioria das "Citações" em torno da obra "Tristão e Isolda": frases de pessoas do mundo da música, literatura ou cultura em geral que compartilham conosco a fascinação por esta obra, sua música ou pela figura da Isolda. Do mesmo modo apresentamos dentro da rubrica "Anedotas" fatos que registram um outro lado da mesma realidade: aquele não tão sério, do qual nos divertimos até hoje ao relembrá-los. Em "Miscelânia" apresentamos tudo aquilo que não conseguimos incluir nas outras rubricas, mas que de alguma forma têm à haver com "Tristão e Isolda".

Este projeto está em desenvolvimento, e, possivelmente, não terá um fim enquanto esta ópera ainda seja apresentada nos palcos do mundo inteiro. Com o passar do tempo pretendemos nós mesmos poder avaliar e escrever algo sobre a interpretação desta ou aquela cantora. Muito embora nosso esforço em juntar a maior quantidade possível de gravações, sabemos que nunca teremos todos; dentro da rubrica "Procura-se" listamos aqueles Liebestode de cuja existência sabemos, mas que ainda não possuimos! Do nosso interesse pelas gravações, surgiu também o interesse pelas fotos e cartões postais: a coleção "Collection G&K" cresce a cada dia. Em "Agradecimentos" fazemos uma referência àquelas pessoas que partilharam conosco seu interesse e coleção - mais uma vez o nosso muito obrigado!! Dentre estes, selecionamos também algumas Sites, "Links" que podemos recomendar. Para comentários, correções, sugestões, críticas ou, sobretudo, novos Liebestode, gravações de melhor qualidade, fotografias, dados biográficos, atualisação e correção da lista de elencos, etc - entre em contato conosco: em "Contato" poderemos nos comunicar!! Se tivermos alguma coisa de novo para partilhar, algo que alteramos ou completamos neste site, ou que acreditamos que vocês devam saber, poderá ser encontrado na página "Novidades".

Esperamos que a nossa Site te agrade! Divirta-se!